PBX Hospedado - O Que É e Por Que Eu Quero Um?
© 2009 Nermine Shaker

Você sabe como os serviços de telecomunicação são importantes para o seu negócio. Eles permitem a comunicação eficaz com parceiros, colaboradores e clientes. Eles também permitem que as necessidades de seus clientes sejam atendidas, permitindo acesso diretamente aos produtos e serviços ofertados.

Os serviços de telecom também integram os principais componentes de sua identidade pública. Seu número de telefone ou website lembram aos clientes quem é sua empresa e que produtos e serviços podem adquirir. Considerando que estes benefícios são importantes para fazer seu negócio prosperar, você sempre deveria estar procurando por novos serviços de telecom que possam aumentar sua eficiência e seus lucros. Como podem atuar para melhorar sua imagem junto ao público alvo? Uma solução que atende a estes objetivos é um PBX hospedado.


O que é um PBX Hospedado?

PBX vem de Private Branch eXchange (troca automática de ramais privados). Com o PABX tradicional, uma chamada entrante é roteada por circuitos para os diversos ramais da companhia. Este equipamento é mantido fisicamente em algum lugar na sede da empresa. Já com um serviço de PBX hospedado a chamada vai para o equipamento instalado no datacenter do fornecedor, é processada pelo hardware dele e, então, será enviada para os ramais da sua empresa. Assim, o PBX Hospedado é um serviço baseado no protocolo IP (Protocolo de Internet) prestado por terceiro e que processa o roteamento das chamadas dirigidas à sua empresa. Estes sistemas têm sido usados há décadas.

Hoje, a tecnologia evoluiu tanto que as empresas deveriam seriamente levar em consideração as vantagens de usar um sistema em rede de PBX hospedado antes de decidir que tipo de sistema de telecom desejam para seu uso.

Por que levar em consideração um Sistema de PBX hospedado?

As vantagens oferecidas por um PBX hospedado podem ser um argumento convincente para se usar tal sistema. As empresas geralmente economizam nas suas contas de telefone e Internet na mudança para um PBX hospedado porque todas as chamadas e dados são processados de forma centralizada o que reduz a necessidade de se usar os recursos de vários provedores de serviços. Também permitem que as empresas criem facilmente tantas linhas de comunicação quanto necessitem, porque todas essas linhas também estão centralmente localizadas. Além disso, é fácil de controlar qualquer número de telefonemas e conexões de Internet simultâneas.

Assim, com um sistema de PBX hospedado, você não terá que investir em um sistema de telefonia para cada sede da empresa, o que pode ser bastante caro. Porém, você pode precisar de comprar aparelhos telefônicos IP, mas o investimento é mínimo. Você terá à sua disposição todas as características de um PBX tradicional, inclusive autoatendimento, correio de voz, filas de atendimento e comunicações unificadas sem o enorme investimento de PBX tradicional com as mesmas funções.

Isso parece bom, mas...

Há algumas desvantagens potenciais que você deve considerar antes de decidir-se ou não em usar um sistema de PBX hospedado. Por exemplo, a infraestrutura de telecomunicações existente em algumas empresas é muito grande ou complexa para se converter sem um nível inaceitável de descontinuidade das suas comunicações.

Confiança é uma enorme preocupação com serviço de PBX hospedado. Se sua conexão com a Internet falhar, por qualquer razão, você perderá o seu serviço telefônico. Tenha certeza de que há redundância, uma rede alternativa quando a principal falhar. Se o sistema de telefonia é crucial para o seu negócio e até mesmo uma parada curta é inaceitável, você pode querer replanejar o uso de uma solução de voz sobre IP.

Outra desvantagem é o tempo potencial e esforço para ensinar os trabalhadores de sua empresa a usar os serviços novos. Esta dificuldade pode conduzir a produtividade diminuída a curto prazo e os custos marginais de mão-de-obra aumentados, o que poderia descompensar qualquer poupança de custo que o novo serviço o proveria.

Finalmente, o curto período de renovação da tecnologia necessária para implementar uma rede de PBX-IP. A Tecnologia da Informática muda freqüentemente e sua empresa tem que pesar a possibilidade de ter que substituir o equipamento contra qualquer benefício que possa receber de um serviço de PBX-IP. Sua situação particular determinará o que é melhor para sua companhia.

Perguntas Para Fazer se Você Está Pensando em Instalar Uma Rede de PBX-IP


Ao considerar as vantagens e desvantagens de usar um sistema de PBX-IP, você deveria fazer várias perguntas antes de concluir a sua decisão. Que tipos de benefícios para os negócios terei ao usar serviços de um PBX-IP? Pequenas empresas têm certas vantagens a longo prazo que podem lhes tornar melhores candidatas a usar um PBX-IP, em comparação com empresas maiores. Meu negócio se beneficiará no final das contas usando este serviço? Nesse caso, você deveria perguntar então para qual provedor de serviço melhor ajusta às suas necessidades.

Provedores de Telecom possuem sistemas de PBX-IP que oferecem uma ampla variedade de serviços para sua empresa considerar. Isto leva você a comparar cuidadosamente preços e qualidade dos serviços antes de tomar uma decisão. Finalmente, você tem bastante tempo e recursos disponíveis para optar pelo serviço? Como há muitas desvantagens de curto prazo na implantação do serviço, você deve estar disposto a aguardar algum tempo antes de ver o resultado da economia. Caso contrário, seria um desperdício de seu tempo e recursos.

Os sistemas de PBX-IP oferecem muitos benefícios para empresas que podem utilizar melhor os seus serviços. Antes de decidir se você vai ser um deles, é preciso pesar os benefícios e as desvantagens potenciais que poderiam tornar o uso do serviço insustentável. No fim, esta análise cuidadosa pode resultar num impacto enorme no balanço da sua empresa.


Nota: A Callmunity possui vários sistemas de PBX-IP instalados em clientes de todos os portes, em situações de uso crítico e pode ajudar sua empresa a encontrar a melhor solução para o seu negócio. Consulte-nos!

 

Nermine Shaker é sócia do THE SYGNAL GROUP, uma consultoria de telecom que oferece auditoria e administração das despesas de telecomunicações de seus clientes e gerenciamento de soluções VoIP para empresas de todos os tamanhos. Descubra como abaixar suas despesas de telecom visitando o seu site ou o seu blog.

© Copyright 2012 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Six Things You Need to Know about Sustainability

Imagem: Callmunity 2008 - Tela em Perspectiva