Seis Coisas que Você Precisa Saber sobre Sustentabilidade
© 2008 Carol McClelland

Quando uma pessoa observa uma simples coisa na natureza, descobre que ela está conectada a todo o resto do mundo. John Muir

Se você leu algum blog verde ou artigo da mídia tradicional sobre economia verde, indubitavelmente você ouviu falar de "sustentabilidade". Se você for como a maioria das pessoas, deve ter uma percepção genérica do que a palavra significa, mas pode não conseguir propor uma clara definição do conceito.

Você não está só! E como há definições de sustentabilidade por aí! Na verdade fiz uma pesquisa básica na web e descobri pelo menos 48 definições diferentes!


Embora este termo multifacetado seja difícil de agarrar, é um conceito crítico para entender se você quiser atuar profissionalmente numa carreira verde.


1) O que é Sustentabilidade?

Comecemos nossa conversa com a definição que é citada mais freqüentemente. Em 1987, um relatório da Comissão Mundial Para Ambiente e Desenvolvimento, da ONU, fez a seguinte declaração:

"A humanidade tem a habilidade de fazer o desenvolvimento sustentável para assegurar que ele satisfaça as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades".

Em outras palavras, nós não devemos apenas olhar para o impacto imediato de um projeto, mas também como este projeto vai impactar as gerações futuras.


2) Sustentabilidade Exige Que Nós Mudemos Nossa Perspectiva

Nós não podemos mais pensar que nossas ações pessoais e profissionais impactam apenas um número limitado de pessoas em uma limitada área geográfica.

Nós temos que entender que nossas ações e decisões geram impactos para o mundo inteiro, desde o que compramos até o que descartamos, de como nós viajamos a como nós comemos. Nós fazemos parte de um sistema muito maior do que nós percebemos.

3) A Sustentabilidade Exige Nossa Compreensão de Como a Terra Funciona

A Terra é composta de uma complexa engrenagem de sistemas. Uma mudança em um sistema pode ter uma onda de efeitos em outros sistemas e ao longo do tempo.

Para nos tornarmos sustentáveis temos que nos dar conta de como nossas ações impactam a Terra, seus recursos naturais, sua flora e fauna, seu clima, seu equilíbrio químico etc. A causa e as relações de efeito nem sempre estão às claras e óbvias. Temos que entender, observar e estudar as ingrenagens dos sistemas envolvidos para determinar como uma ação impacta o equilíbrio delicado da natureza.

Os cientistas descobriram recentemente que a reintrodução de lobos no Parque Yellowstone resultou no recuperação do salgueiro que estava em extinção. A volta do predador do topo da cadeia significou que o alce não permanecia mais longamente nos bancos dos rios mordiscando os brotos de salgueiro. O crescimento da população de árvores de salgueiro saudáveis está repercutindo no crescimento da população de castores. Com as represas e lagoas criadas por oito novas colônias de castor, o fluxo do ecossistema está gerando também o crescimento das populações de pássaros de peixes. Apenas uma mudança levou a uma cascata de recuperações no ecossistema de Yellowstone.

Esta é uma grande oportunidade para os cientistas que normalmente pesquisam o que acontece quando espécies desaparecerem em uma área. Leia mais.

4) A Sustentabilidade Exige Que Tomemos Decisões Baseadas em Informações

Examinando mais detalhadamente os verdadeiros custos e benefícios de nossas ações, como indivíduos e como organizações nós tomamos decisões mais baseadas em informações.

  • Econômicas - Como a ação parece de uma perspectiva financeira? As decisões podem conduzir ao sucesso financeiro longo prazo?
  • Sociais - Como a ação vai impactar toda a comunidade de empregados a fornecedores, de investidores a clientes, de comunidades locais a comunidades globais? As ações estão sendo consideradas com base nas possibilidades de melhorar ou piorar as suas situações?
  • Ambientais - Como a ação impacta o ambiente? Como são obtidos os materiais para o projeto? Como o desperdício do projeto é controlado? Que decisões podem ser tomadas para minimizar o impacto negativo no planeta?

Para quem está familiarizado com o termo "triplo resultado", você perceberá um distinto paralelo entre Lucros, Pessoas e Planeta.

5) Sustentabilidade Leva a um Tipo Especial de Liderança

O Sustainability Leadership Institute declara que "Os modelos tradicionais de liderança, centrados na noção de que os melhores líderes usam sua habilidade e visão carismáticas para levar seus seguidores a gerar mudanças, não produzirão os resultados esperados a respeito da sustentabilidade."

Ao contrário, eles vêem o desenvolvimento de um novo modelo de liderança no qual os líderes criam um ambiente colaborativo no interior de uma comunidade ou organização. Unido, o grupo gera soluções que funcionam dentro do contexto da sua organização. Não há nenhuma receita pronta para esta forma de liderança. O papel do líder é estar afinado com as mudanças e entender cada próximo passo de forma que valorize o esforço de toda a comunidade. Para uma descrição completa do Modelo de Liderança de Sustentabilidade, por favor visite o site deles.

Esta dicotomia entre liderança tradicional e liderança de sustentabilidade pode explicar por que muito do trabalho nesta arena está acontecendo a um nível de base nas diversas organizações, cidades e instituições filantrópicas.

6) A Sustentabilidade Convida a Todos Nós a Aprender Mais e Permanecermos Envolvidos

Representar o seu papel em um mundo sustentável significa dar passos na direção de novas posturas e responsabilidades. Não espere que você entenda isto por conta própria. Procure por outros que estão envolvidos neste trabalho. Aprenda com eles e aplique o que você aprender.

Aqui vão algumas valiosas fontes para você começar:

  • Measures (http://www.sustainablemeasures.com/) site da Web está cheio de informação sobre sustentabilidade.
  • Wikipedia também tem um bom artigo sobre sustentabilidade. Role até o fim da página para encontrar links de artigos adicionais relacionados a este tema. Não se sinta obrigado a ler todos os textos. Escolha aquelesque mais lhe interessam.

Explore comunidades locais que estão trabalhando em sustentabilidade.

  • Educação Para a Sustentabilidade: Instituto Arayara
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa: WWF

Faça um curso, obtenha um grau, torne verde o seu MBA, ou faça um MBA verde. Atualmente várias escolas oferecem programas de sustentabilidade. Fazer cursos é um bom meio para aprender os fundamentos, conhecer outras pessoas que compartilham seus valores e tornar seu currículo verde. (NT: Encontrei vários cursos em outros países de língua portuguesa e espanhola, mas no Brasil apenas a citação de um da USP. Se você conhcer outros, por favor mande-nos. Assim poderemos atualizar o site.)

** Nota do Tradutor: Na Califórnia, 21 de abril é o "dia de John Muir", quando o naturalista é homenageado: os professores das escolas são convidados a falar aos alunos sobre as contribuições dele para a preservação das unidades de conservação da natureza (áreas protegidas) norte-americanas.

 

Carol McClelland, Ph.D., especialista em Carreiras Verdes, é a autora de Your Dream Career For Dummies e fundadora e editora administrativa da Green Career Central. Um conjunto inclusivo de recursos, programas e eventos que lhe ajudam a identificar seu nicho verde, achar um trabalho verde, começar um negócio verde ou adquirir uma educação verde. Visite www.GreenCareerCentral.com para pedir nosso relatório grátis - Six Strategies to Find Your Green Career (Seis Estratégias para Achar Sua Carreira Verde).

© Copyright 2012 Adolfo Breder ( [email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Six Things You Need to Know about Sustainability

Imagem: Callmunity 2011 - Alto da Boa Vista - Rio de Janeiro