Efetividade da Equipe - 5 Fatores para Administrar
© 2008 Pam Kennett

Para melhorar a efetividade de uma equipe é necessário primeiro entender os fatores que pressionam o seu desempenho. Uma vez compreendidos estes fatores, você pode determinar quando e de que desenvolvimento a equipe está precisando.

Para que as equipes funcionem efetivamente elas têm que administrar como elas trabalham junto e como interagem com o resto da organização. Como resultado dos seus estudos, Richard Beckhard ("Otimizando Equipes Gerando Esforços", Journal of Contemporary Business, Verão de 1972) estabelece que para as equipes serem efetivas elas têm que controlar quatro áreas internas do time: metas, papéis, processos e relações.

Uma pesquisa adicional identificou um quinto fator que atua sobre o desempenho: como o time administra sua interação com o ambiente organizacional. Entre estes fatores há uma hierarquia de como uns afetam os outros. Eles tornam-se o foco de atenção do gerente que quer elevar o desempenho da equipe, porque times que efetivamente administram estas áreas funcionam melhor do que os que não o fazem.

Influências ambientais - o impacto da organização e do mundo externo no desempenho da equipe.

A organização cria o contexto no qual a equipe atua. As políticas, os procedimentos e os sistemas dentro de um organização ou podem apoiar ou podem impedir a efetividade da equipe. Um exemplo excelente é o impacto que o sistema de recompensas tem sobre o seu trabalho. Tipicamente as organisações recompensam apenas as contribuições individuais. Poucas acharam modos para recompensar as equipes.

Sinais a procurar: A equipe é fisicamente distante, não há bastante recursos para fazer o trabalho, não são reconhecidos os indivíduos pelo esforço do conjunto.

Metas - o que a equipe deve realizar

Uma equipe existe quando seus interantes tiverem responsabilidade de realizar uma meta comum. Uma equipe efetiva está atenta e gerencia:

1. Até que ponto as metas estão claras, compreendidas e comunicadas a todos os seus integrantes
2. As quantidades de propriedade de time metas
3. Até que ponto as metas estão definidas, quantificadas e passíveis de cumprimento
4. Até que ponto são as metas são compartilhadas ou correspondentes
5. Até que ponto as metas geram conflitos ou divergências.

Sinais a procurar: As metas estão obscuras ou não comunicadas; Todos estão fazendo suas próprias tarefas sem se preocupar com o atingimento das metas da equipe.

Papéis - quem faz o que na equipe

Todos os integrantes entendem o que eles e os outros devem fazer para realizar a tarefa? Eles conhecem as suas responsabilidades individuais e os limites de sua autoridade? Em novas equipes deve ser gasto algum tempo para se discutir e definir os papéis e responsabilidades. À medida que a equipe se desenvolve é comum que os indivíduos criem expectativas e suposições a respeitos dos outros, o que raramente é registrado em qualquer lugar. Estas deveriam ser discutidas e compartilhadas.

Conflitos podem acontecer como resultado de expectativas discrepantes entre os componentes de um time. A sobreposição de papéis pode criar conflitos, especialmente quando dois ou mais pessoas vêem-se como responsáveis pela mesma tarefa.

Sinais a procurar: Responsabilidades estão mal definidas; Há um vazio de poder; Os integrantes agem independentemente e evitam responsabilidades.

Processos de trabalho - como membros trabalham junto

Uma vez os membros de uma equipe sabem o que eles tem a fazer e quem deve fazer, eles têm que determinar como eles trabalharão juntos. Considerações típicas são:

Tomada de Decisão - Como cada dos membros da equipe vão atuar na tomada de decisões.
Comunicação - O que deve ser comunicado à equipe, para quem, por que método, quando e com que frequência?
Reuniões - O que a equipe está tentando realizar, que assuntos serão cobertos, quem é responsável pelo assunto, como a reunião será administrada, quem deve assistir?
Estilo de liderança - O líder e o time precisam concordar com o melhor estilo para lidar com a situação e o líder deve estar aberto a receber avaliações do seu estilo.

Sinais a procurar: As reuniões são improdutivas ou com baixo comparecimento; A tomada de decisão é dominada por uma ou duas pessoas; As ações são levadas sem planejamento; ou A comunicação é realizada em uma só direção.

Relações - a qualidade de interação entre os membros da equipe

A forma como trabalham junto os membros da equipe influenciam freqüentemente nas relações. Os interantes precisam de meios para solucionar problemas e assegurar uma boa relação de trabalho continua. Às vezes os problemas de relacionamento acontecem por causa de uma divergência de valores ou de personalidade ou desastrado estilo de administração. Os gerentes podem precisar de ter um papel ativo em acalmar as relações durante tempos de conflito. Quanto mais energia é desperdiçada por causa de sentimentos ruins, atitudes ou emoções fortes, menos energia restará disponível para as tarefas da equipe.

Sinais a procurar: Conflitos de personalidade; ou Membros defensivos ou competitivos.

O desenvolvimento de equipes é um processo voltado para melhorar o desempenho dos grupos em qualquer um ou todos os cinco fatores da hierarquia. Depois de examinar o desempenho de sua equipe nestas áreas, seu papel como gerente é buscar identificar onde precisará estar o seu foco de atuação.

 

Pam Kennett é a Fundadora e Diretora da Chiswick Consulting Limited, uma consultoria, que provê aconselhamento e direcionamento para clientes em Marketing e RH. Pam tem mais de 20 anos de experiência no trabalho com equipes e grupos de liderança para elevar desempenho.
Contato: [email protected] ou visite http://www.chiswickconsulting.com.

Visite também a página do Facebook da nossa Escola de Talentos

© Copyright 2012 Adolfo Breder ([email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Team Effectiveness - 5 Factors to Manage

Imagem: Dreamstime.com