Forme Crianças Responsáveis
© 2011 Marvin Marshall, Ed.D.

Se você acha que disciplinar suas crianças e nutrir um senso de responsabilidade nelas é estressante ou malsucedido, o problema pode ser o uso de atitudes como pais tradicionais. Por que?

Porque a educação familiar tradicional, incluindo sermões, recompensas e castigos, transfere a motivadores externos a responsabilidade pela mudança do comportamento da criança e objetiva obter obediência e complacência. Mas, dizendo aos jovens o que fazer, premiando se eles fizerem o esperado e ameaçando ou castigando-os é contraproducente, aumenta o estresse e fragiliza as relações de pais e filhos.


Na realidade, se a abordagem baseada em sermões, recompensas e castigos resulta em manipulação, que nunca é permanente. Todos estes enfoques são algo que você faz para outras pessoas e tem pouco efeito duradouro. O contrário disso é a colaboração (trabalhar COM uma pessoa).

A ironia do comportamento manipulador é que quanto mais você usa isto numa tentativa de controlar as crianças, menos influência real sobre elas você demonstra. A manipulação gera ressentimento. Além disso, se as crianças se comportam porque eles são forçadas se comportar, o pai realmente não teve sucesso. A responsabilidade verdadeira significa comportar-se adequadamente porque as crianças querem e não porque tem.

O desafio para os pais está em criar uma criança que fará a coisa certa até mesmo quando não houver nenhuma ameaça de castigo, nenhuma chance de recompensa e nenhum sermão antes ou depois do ato. Assim como você faz isso? A seguir listo algumas técnicas que você pode tentar, que não usam castigos, recompensas ou sermões e isso interiormente motive as crianças para agir responsavelmente.

Desafiando a Criança

Toda vez que você tenta que as crianças façam ou não façam algo, elas provavelmente vão resistir. As crianças interpretam o seu pedido como uma tentativa de controlá-las, e ninguém gosta de se sentir controlado. Porém, todas crianças normalmente apreciam de um bom desafio. Elas gostam de exibir seus talentos e de provar como são boas no que fazem. Assim, em vez de tentar forçar um comportamento, desafie suas crianças a mostrarem comportamento responsável.

Por exemplo, suponha você tem um filho de quatro anos, e toda vez você tenta colocar a família no carro, seu filho salta no banco do motorista e recusa-se a sair para seu assento na parte de trás do carro. Em vez de forçá-lo a ir para o banco de trás, ameaçar de levar embora o seu brinquedo favorito ou fazer um discurso de 30 minutos sobre a segurança de viajar na sua cadeirinha, faça um desafio. Você pode dizer, "Eu aposto que sou mais rápido do que você. Aposto que você vai levar mais tempo do que eu para se sentar e afivelar seu cinto de segurança." Então assista como o pequeno salta rápido para o seu assento.

Quase sempre as crianças sabem o que fazer. Levá-los a demonstrar comportamento responsável demanda um pouco de criatividade, isto é, "O que eu posso dizer ou fazer para levá-las a que interpretar como um desafio em vez de uma tentativa controlá-las? "

Dê Responsabilidade à Criança

Todo o mundo gosta de tomar conta de algo, mesmo que seja de pouca importância. Os adultos e as crianças igualmente necessitam de sentir que algo no seu mundo está sob seu controle. Então, se você quer que suas crianças exibam comportamento responsável, encarregue-os do comportamento exato que você quer que tenham.

Por exemplo, suponha você tem uma filha em idade escolar que sempre sai da mesa durante o jantar, assim, interrompe o clima familiar que você quer manter durante a hora da refeição. Neste caso, pense no comportamento exatamente oposto ao da sua filha e deixe para ela a responsabilidade. Você poderia dizer, "Hanna, eu preciso de sua ajuda. Quero que você seja a responsável de fazer todos os membros da nossa família permanecerem sentados durante o jantar. Você pode controlar isto? "

Quando postas a controlar algo, as crianças sempre executarão o comportamento apropriado porque a incongruência (fazer o oposto do que é esperado sob o seu controle) é muito difícil para os jovens. Esta abordagem para mudança imediata de comportamento é simples. Se não funcionar, pense: Você pensou exatamente do modo contrário? Você usou as palavras certas para a pessoa sentir o encargo e as condições positivas da sua responsabilidade?

Use Frases Criativas

Em vez de ralhar com as crianças ou falar aagressivamente com elas, use frases criativas com uma criança que fez algo que não deveria fazer, ter se portado mal ou sofrido os resultados de uma escolha ruim. Por exemplo, você pôde dizer, "Eu sei que você não quis que isso acontecesse. O que foi que deu errado? "

Esta frase envia a mensagem de que você pensa positivamente a respeito da criança, embora a situação seja negativa e que você sabe que ela não quis esperava por resultados ruins. Isto demonstra empatia e abre as portas para a pessoa jovem reflitir sobre o assunto como um todo sem se pôr em posição defensiva.

Faça a Escolha Responsável

Como um pai ou tutor, sua meta é ajudar as crianças a tornarem-se responsáveis, autônomas, independentes na solução de problemas; já as abordagens externas tornam os jovens dependentes de um agentes externos. Então, a meta definitiva não deveria ser a de ter a criança obediente para manter os pais felizes. Definivamente o objetivo deve ser que os jovens ajam de um modo responsável porque é compensatório para eles; atende aos seus próprios interesses e aos das outras pessoas. Usar as estratégias esboçadas aqui ajudará que suas crianças criem raízes e asas. Você vai se encontrar na sua viagem da paternidade criando crianças responsáveis, com menos estresse e mais prazer para todas as pessoas envolvidas.

 

Dr. Marvin Marshall é pedagogo americano, escritor e conferencista. Ele é conhecido pelo seu programa de disciplina e aprendizado, tendo como base seu livro "Discipline Without Stress(r) Punishments or Rewards - How Teachers and Parents Promote Responsibility and Learning" (Disciplina Sem Estresse, Castigos ou Recompensas - Como Professores e Pais Promovem Responsabilidade e Aprendizado) e suas apresentações sobre seu premiado livro "Parenting Without Stress(r) - How to Raise Responsible Kids While Keeping a Life of Your Own Parenting" (Paternidade Sem Estresse - Como Criar Crianças Responsáveis E Mantê-las Com Vida Própria).
Visite: www.ParentingWithoutStress.com

Visite também a página do Facebook da nossa Escola de Talentos

© Copyright 2012 Adolfo Breder ([email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Raise Responsible Children

Imagem: Callmunity.com / Pintura no antigo Laboratório de Informática do CEMEAR-RJ