Você Gostaria de Ligar Para Você?
© 2007 Julie Chance

Qual é a sua atitude quando seu telefone toca? Você considera isto uma interrupção do seu dia ocupado ou uma fonte potencial de negócios? Quando o telefone toca, você pensa: "O eles querem agora? " ou "Quero conhecer a oportunidade que me espera do outro lado da linha?".

Para a maioria de nós o nosso contato inicial com prováveis clientes é feito por telefone. E parece que cresce constantemente o quanto estamos atendendo nossos próprios telefones - a toda hora do dia e da noite.

Assim qual é a mensagem que você está passando quando atende ao telefone? O tom da sua voz está revelando aos seus clientes e prospectos que eles são a coisa mais importante da sua vida naquele momento? Ou você está lhes dizendo - simplesmente por seu tom - que eles são uma interrupção sem importância do seu dia tão ocupado? O modo como você atende ao telefone - e não estou falando sobre o que você diz, mas como você diz - faz as pessoas contentes por ligarem e os fazem querer desenvolver uma relação contínua com você e seu negócio?

Um de meus companheiros de quarto da faculdade insistia que nós deixássemos o telefone tocar duas vezes antes de atendê-lo. Afinal de contas, nós não queríamos que os sujeitos pensassem que nós estávamos sentados esperando que eles chamassem. E este acaba sendo um bom conselho ao atender seu telefone na empresa. Não pelos motivos expostos pelo meu colega de quarto, mas porque lhe os dois toques darão um momento para mudar o seu humor. Você vai poder trocar sua atenção do que você está fazendo atualmente para a oportunidade incrível que pode aparecer quando você atender.


Alguns segundos de pausa antes de você responder à ligação lhe dará a oportunidade de mudar seu humor de "O que querem eles agora? " para "Que oportunidade fabulosa me espera?". Se você não pode prestar total atenção à chamada, se você não pode reunir o entusiasmo necessário para cumprimentar a pessoa do outro lado da linha - independente de quem seja - se não for atender bem, então é melhor não atender. Quem liga não sabe se está interrompendo seu almoço ou uma reunião importante iniciada há pouco. Assim se você escolhe atender a chamada, tenha cuidado para não fazer seu cliente sentir-se como uma interrupção.

Você quer capturar o poder do telefone como uma ferramenta de vendas? Isto não requer horas de terríveis chamadas frias. Simplesmente requer atender seu telefone toda vez independente do que você está fazendo e, a despeito do que apareça no BINA do seu telefone, do outro lado da linha há uma oportunidade surpreendente.

Da próxima vez seu telefone tocar, pare o que você estiver fazendo. Diga a você: "eu desejo saber que tremenda oportunidade esta chamada vai me trazer" e atenda ao telefone como você está esperando o grande negócio - a grande venda com que você tem sonhado, ou aquele contato que pode gerar o contato com o CEO com quem você precisa se encontrar. Ponha um lembrete no seu telefone se ajudar: "Esta chamada está trazendo uma oportunidade notável para mim" e aproveite o poder do telefone como uma poderosa ferramenta de vendas.

 

Julie Chanceé presidente da Strategies-by-Design, um empresa de consultoria, treinamento e coaching de Dallas, Texas (EUA). Ela atua com desde varejistas a profissionais especialistas com a estratégia Map A Path to Success (Trace um Caminho para o Sucesso) implementando programas efetivos de marketing. Interessado em aprender mais? Assine sua série Free Marketing Minute em http://www.strategies-by-design.com/contactvideo.html ou assista teleseminários apresentados por Julie em http://www.success-estratégia-u.com.

Visite também a página do Facebook da nossa Escola de Talentos

© Copyright 2013 Adolfo Breder ([email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Would You Want to Call You?

Imagem: cortesia de www.freedigitalphotos.net