Pare de Falar e Comece a Escutar!
© 2006 Mary Ellen Warner

Se você estiver falando, você não pode escutar. Para ouvir a que outra pessoa tem a dizer, você tem que parar de falar e começar a escutar!
É necessário que você reconheça a diferença entre escutar e aguardar a sua vez de falar. Não representam a mesma atividade.

Escutar é estar focado na outra pessoa e dando-lhes o espaço que precisam para compartilhar informações. Esperar por sua vez de falar é focar em você!

Como você melhora suas habilidades de escutar depois que deixa de falar?
Primeiro, você tem que querer escutar. Você tem que acreditar que a outra pessoa tem algo valioso a dizer e que você se beneficiará da informação revelada.

Seus clientes lhe dirão o que eles precisam, se você der a eles uma oportunidade. Se você focar no que acha que eles precisam, você se arrisca a vê-los indo embora sem uma venda sequer.

Comunicação não é apenas falar sobre seu produto ou serviço. Envolve escutar os interesses dos seus clientes.
Muitos anos atrás meu marido e eu tínhamos decidido morar em um imóvel menor e procuramos no mercado por um condomínio. Visitamos o show room de um novo empreendimento, que parecia muito atraente.
O vendedor estava determinado a me falar o tempo todo da cozinha e das suas características maravilhosas. Meu marido falou para ele que a cozinha não estava entre as nossas prioridades, e que ele estava desperdiçando seus esforços.

O que importava para nós era a política em relação a animais domésticos, pois tínhamos três gatos. O agente disse que ele não sabia a política, mas achava que as regras permitiram apenas um animal. Ele desprezou completamente esta nossa necessidade e voltou a falar sobre a cozinha.

Logo depois disso saímos e não nos ocupamos em responder a qualquer chamada desse vendedor.
No mesmo dia visitamos outro lançamento. Este tinha um corretor que deixou de falar e nos escutou!
Para não desperdiçar nosso tempo, decidimos perguntar imediatamente pelas regras sobre os gatos. O agente estava bem preparado e soube a resposta a sobre os animais domésticos. Gatos e cachorros eram bem-vindos!
O agente também quis me falar sobre a cozinha. Eu ainda não estava muito interessada, mas muito mais disposta a escutar, uma vez que a minha necessidade principal foi respondida. Nós fechamos negócio nesse condomínio e nos mudamos com todos os três gatinhos!

Segundo, você tem que criar o espaço para escutar. Se sua vida está desorganizada, você nem não tem o tempo, nem a energia, para prestar atenção.

Eu ajudei a centenas de pessoas a se tornarem mais organizadas. No processo, ficou muito óbvio para mim que uma administração pobre de recursos criará barreiras para a comunicação efetiva.

Você não pode escutar, quando sua mente estiver competindo. Você não pode focar, quando estiver correndo atrasado. Você não pode dar às pessoas espaço para falarem, quando você não tiver nenhum espaço próprio!
Sua papelada está um desastre só? Você faz tudo sempre em cima da hora? Você é afogado em desordem? Que assunto está criando barreiras para a sua habilidade de escutar?

Se seu primeiro pensamento for "eu não tenho tempo para isto", avalie o seu sucesso e decida se você está satisfeito!

O que você pode fazer? Há centenas de artigos e livros sobre como organizar e controlar a bagunça. Você vai encontrar descrições em que se encaixa o seu estilo de comportamento, as quais sugerem ideias para fazer as mudanças necessárias.

Talvez você necessite de um coach para auxiliá-lo no planejamento para superar as barreiras que você mesmo está criando.

Você tem o poder de deixar de falar e começar a escutar! Você tem habilidade para desenvolver suas habilidades de escutar! Você tem o potencial de criar espaço em sua vida para administrar com efetividade os seus próprios recursos!

Por que não começar ainda hoje?

 

Mary Ellen Warner ([email protected]), MSA, DTM é uma oradora, autora e coach que atua com pessoas visando superarem suas barreiras para uma comunicação efetiva. Saiba mais sobre a Mary Ellen e o seu livro "Stand Out in the Crowd! Effective Communication Skills for the Real Estate Professional" (Destaque-se da multidão! Habilidades WEfetivas de Comunicação para Profissionais de Imóveis) visitando www.marbilwarner.com.

Visite também a página do Facebook da nossa Escola de Talentos

© Copyright 2013 Adolfo Breder ([email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Stop Talking and Start Listening!

Imagem: cortesia de www.freedigitalphotos.net