Delegação... Essencial Para o Seu Sucesso
© 2008 Kerrie Halmi

 

Como você acha tempo para desenvolver a sua equipe?

A delegação libera seu tempo e possibilita o desenvolvimento dos seus colaboradores. Também aumenta produtividade, a moral e o comprometimento.

À medida que a economia fica mais dependente do conhecimento, os gerentes precisam delegar para serem líderes efetivos. A razão número um para o fracasso de uma administração é a sua uma inabilidade para delegar.

Assim, por que os gerentes não delegam? Conheça as razões mais comuns e os meus contra-argumentos:

1. Eles pensam que é mais fácil e mais eficiente fazer as tarefas eles mesmos. No princípio, isso é provavelmente verdade! Porém, se eles continuam a fazê-las eles mesmos, seus empregados nunca aprenderão como fazê-las e permanecerão presos a elas, ao invés de ter mais tempo para focar em iniciativas mais estratégicas.

2. Alguns gerentes simplesmente não estão seguros de como fazer isto corretamente. A delegação é uma arte e uma ciência. Há alguns
fundamentos em termos de como fazê-la; ache a pessoa certa,
fixe expectativas claras, estebeleça um período habitual para realizar rorinas de controle. Também há a arte de conhecer as pessoas bem o bastante para saber o quanto eles podem controlar; tornar-lhes flexíveis, mas sem quebrá-los.

3. Outros gerentes têm falta de confiança nas pessoas da sua equipe. Estes gerentes precisam trabalhar para desenvolver a confiança necessária. Se eles não confiam nos seus colaboradores, é bastante provável que seus empregados não confiem neles. Construir uma relação de confiança é essencial para a retenção de empregados. Isso pode ser feito buscando conhecê-los em um nível mais pessoal (dentro do razoável, é lógico!) e demostrando-lhes confiança, incluindo delegação. Em outras palavras, um modo de começar a confiar no seu pessoal é apenas delegar a eles e confiar que será bem feito. Quando você coloca os sistemas corretos para funcionar (discutidos em detalhes abaixo) você diminui o risco de alguém falhar em um projeto delegado.

4. Finalmente, outros gerentes têm a percepção de que não há ninguém a quem eles possam delegar. Muitos gerentes me falam que todo o mundo está muito ocupado. Perceba que a delegação podem exigir-lhe que ajude alguns de seus empregados a priorizar mais os seus trabalhos. Em outros casos, ninguém informa à pessoa e eles assumem uma posição de que não podem delegar. Pode haver outra pessoa em sua companhia mais bem preparada para algumas de suas tarefas. Fale com seu gerente sobre quem poderia assumir algumas dessas responsabilidades.

A Universidade de Michigan fez um estudo que achou que 70% do trabalho dos gerentes poderia ser delegado. Para delegar mais suas tarefas faça o exercício seguinte:

1. Em um período de duas semanas, liste todas as tarefas que você
executa. Seja o mais detalhado quanto possível (em outras palavras, em vez de listar "responder a e-mails", identifique aqueles que gastam mais tempo para serem respondidos ou exijam ação adicional).

2. Ao término desse período, decida quais você poderia delegar a outra pessoa. Foque em projetos, em oposição a tarefas individuais. Seja creativo; por exemplo, perceba que você não precisa comparecer a toda reunião a que é convidado.

3. Decide quem seria a melhor pessoa para delegar, lembrando-se das hailidades de cada pessoa, necessidade de melhorias e sua carga de trabalho.

4. Finalmente, exponha objetivamente a estrutura da delegação, incluindo expectativas claras e pontos de controle. Se as coisas não são feitas corretamente, avalie se isto indica necessidade de treinamento ou é uma questão de habilidade. Se é treinamento, trabalhe com a pessoa para ter certeza de ela adquiriu o conhecimento de que precisa. Treine sempre que possível. Se é um assunto de habilidade, reavalie que responsabilidades a pessoa tem. Se as coisas não estão sendo finalizadas a tempo, dirija-se imediatamente à pessoa.

Finalmente, tenha certeza que você está delegando autoridade em relação a um projeto. Isto economizará o seu tempo, não tendo a pessoa que voltar repetidamente a você para pedir permissão para tomar decisões.

A delegação é uma prática que pode ser desenvolvida com o passar do tempo. Pode ser aprendida ao se observar a atuação de grandes gerentes e desenvolvida por treinamento. Ela aumentará enormemente suas habilidades como um líder, ao ajudá-lo a desenvolver o seu pessoal e permitindo-lhe focar em trabalho mais estratégico.

 

Mary Ellen Warner, da Halmi Performance Consulting, especializou-se no crescente sucesso de mulheres no mundo dos negócios, atuando com palestras, treinamentos e facilitação. Kerrie tem mais de vinte anos de experiência no campo do RH, Entre seus clientes destacam-se com tal clientes como eBay, Wells Fargo and Kaiser. Ela obteve MBA da Universidade de Michigan e é certificada em coaching pela Corporate Coach University International. Visite http://www.halmiperformance.com

Visite também a página do Facebook da nossa Escola de Talentos

© Copyright 2013 Adolfo Breder ([email protected] ) da versão do texto original em inglês:
- Delegation...Essential to your Success

Imagem: cortesia de www.freedigitalphotos.net