script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
0800
© 2009 Adolfo Breder
 
Na década de 90, foi uma febre. Acabara de sair o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Todos nós, consultores, treinadores, começamos a falar incansavelmente do nascimento do Novo Consumidor. E, para ele, deveríamos preparar a empresa para o Novo Mercado que surgia. As relações de consumo começavam a se aperfeiçoar no Brasil.

Virou “moda”! Os departamentos de marketing de todas as grandes empresas criavam seus SACs e adotavam 0800.

O Novo Consumidor percebeu a mudança que se operava a partir de um detalhe especial: quem pagava a conta da ligação era o próprio fornecedor. Já para a empresa, a possibilidade de possuir um só número de acesso nacional e com várias funções inteligentes significava estar mais próxima dos clientes e obter informações em ‘primeira mão’ com muito mais facilidade e rapidez.


O charme da ligação gratuita espalhou-se com tanta força que a expressão 0800 passou a adjetivar eventos grátis, promoções e bocas-livres na gíria dos jovens.

Com o passar do tempo, os departamentos financeiros das empresas começaram a contabilizar a conta mensal como custo operacional, e as restrições de acesso, cancelamentos de números e falta de estratégias apropriadas de comunicação com os consumidores foi levando o serviço a perder credibilidade dentro e fora das empresas.

Surgiram serviços do tipo 400x, também de abrangência nacional, mas no qual o cliente pagava parte da tarifa telefônica.

Hoje, alguns nichos empresariais têm, por norma legal, de manter um serviço 0800 (leia meu artigo ‘Um minuto e nada mais’). Precisou desse ato governamental para que muitas empresas voltassem a refletir sobre o importante papel desse canal de feedback sem restrições de acesso a seus clientes e consumidores. Ele representa uma oportunidade de conhecer mais intimamente o comprador interessado em seus produtos e serviços. O cliente atua como um Consultor 0800 – quer dizer, gratuito – e que está a um passo de tornar-se leal a sua marca. Basta escutar o que ele tem a dizer. Esse canal é uma pesquisa de mercado constante e espontânea.

Conheço empresas em que o 0800 se resume a um aparelho abandonado e burocrático – um castigo do pessoal da área de Marketing! O atendimento dele é realizado pelo primeiro funcionário disponível após o toque! Acredite quem quiser!

Esse serviço deve ser incluído na estratégia de comunicação com seus clientes atuais e prospectivos. Não basta incluir o número em todas as peças de sua campanha publicitária. Cuide bem dos bastidores e acompanhe periodicamente os resultados.

“Assim, 2009 vai chegar a 10 com louvor!”

 

Adolfo Breder ( [email protected] ) é formado em Física, diretor da Callmunity ( www.callmunity.com ), palestrante, treinador e consultor nas áreas de Marketing de Relacionamento, Projetos de Responsabilidade Social e Telemarketing.

Este artigo foi publicado originalmente no portal Nós da Comunicação onde o autor é colunista.

Imagem: www.dreamstime.com - royalty free images