script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
Adorável Mundo da Internet
© 2009 Deborah Leite

Você já twittou? Já mandou um scrap? Ou compartilhou fotos no seu facebook?
Está no LinkdIn? Tem um blog?

Isso só para falar dos mais famosos, por que se continuasse a "entrevista" com você, poderia discorrer sobre uma infinidade de sites e redes sociais que brotam dia a dia na internet. Dependendo da sua profissão, é obrigatório estar presente em alguns desses espaços virtuais. Tirando algumas exceções, como os médicos por exemplo, todas os profissionais antenados estão ou deverão fazer parte nos próximos anos das redes sociais.

Com o avanço da tecnologia nos meios de telecomunicação móveis como os celulares e blackbarrys o número de participantes deve aumentar ainda mais.

Organizar um protesto em praça pública, como foi o caso de Natalia Morar, uma jornalista de 25 anos da Moldávia, foi facilitado pelo Twitter, a ponto dela conseguir, em menos de 24 horas, reunir mais de 20 mil manifestantes que foram às ruas no maior protesto contra o governo. O movimento foi motivado pela indignação com os rumores de que as eleições do seu país haviam sido fraudadas.

A forma de fazer política, a interação das celebridades com o mundo e a contratação de profissionais também são afetados pela expansão da internet. O ator Ashton Kutcher, com um milhão de amigos no Twitter, pediu doações para a campanha para o combate da malária na África e conseguiu levantar US$ 100 mil em um dia. Demi Moore, espoda de Ashton, salvou uma mulher que estava prestes a suicidar-se convocando sua rede de amigos pelo Twitter para ajudá-la.

Pelo ponto de vista empresarial, empresas fuxicam o Orkut dos candidatos em busca de informações que em uma entrevista comum não seria possível descobrir. As comunidades são uma pegadinha. Por isso, caso esteja se candidatando a alguma entrevista de emprego, preste atenção nas comunidades que faz parte. “Odeio trabalhar”, ”Adoro briga” ou “Detesto acordar cedo” são comunidades que podem ser fatais para a sua contratação.

A rede profissional que mais faz sucesso atualmente é a LinkdIn. O interessante é que através dessa rede, você consegue estar conectado com pessoas que já trabalhou há muito tempo. O que não seria possível há alguns anos, quando perdíamos o telefone de alguém ou esta pessoa mudasse de telefone, provavelmente nunca mais a veríamos. No LinkdIn pessoas que trabalharam com você podem te recomendar e quanto mais recomendação, mais fácil perceber a qualidade do seu trabalho ou até o seu nível de senerioridade.

É isso, o mundo vem mudando a passos largos. Mais do que nunca estamos de fato conectados, unidos e em conexão. A maior rede de computadores da face da terra está aí para nos mostrar o que a espiritualidade nos mostra há milênios: SOMOS UM.

PARA ACESSAR:

TWITTER – Em formato de miniblog, tem espaço apenas para 140 palavras. O suficiente para uma comunicação ágil. Permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. twitter.com/

BLOG – Diário de bordo. Formato diferente do site. Fácil fazer o seu. É gratuito.
Um deles: www.blogspot.com . Aproveite e viste o meu blog: deborahleite.blogspot.com

LINKDIN – Rede de relacionamento profissional – www.linkdin.com
Se quiser me achar, procure por: Deborah Leite

ORKUT – rede de relacionamento pessoal. Este é o mais conhecido. www.orkut.com
Para me achar, procure por: Deborah Leite

 


Deborah Leite
é Publicitária e Jornalista pós-graduada em Marketing - Gestão de Clientes

Venceu o Concurso de Artigos da Callmunity em abril/2005 ( Marketing Não é Propaganda)