script type="text/javascript"> var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-2402729-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();

Artigos de 2007

Novembro
Como implantar a Avaliação de Desempenho
© 2007 Leandro Martins
Muitas empresas acreditam que basta preencher a avaliação, tabular os resultados e pronto, está implantado o processo de gestão por competências, mas não é bem assim...
Conectando Pessoas
© 2007 Tom Coelho
É curioso notar como as empresas investem maciçamente em programas de capacitação e desenvolvimento de seus profissionais, baseadas no preceito de que em tempos de globalização e concorrência acirrada o cliente torna-se rei. Mas, na prática, o que se observa é o oposto.
Diferença dos Semelhantes
© 2007 Sônia Suisso Mansur
Hoje as empresas têm cotas de vagas sobre o total de funcionários, mas como obrigar aos funcionários “normais” a não lançarem um olhar piedoso ao seu colega de trabalho “diferente”? Como fazer isso se aprendemos desde sempre que o ideal quando não sabemos lidar é separar?
Outubro
Desenvolvendo uma Filosofia de Valor
© 2007 Adele Sommers
O que leva a se criar produtos e serviços excelentes, que não só são lucrativos, mas também capazes de converter os consumidores comuns em "fãs delirantes?"

O Inconsciente Segredo do Marketing das Emoções
© 2007 Robert Greenshields
Como a mente inconsciente é o domínio das emoções, um dos melhores modos de alcançá-la é apelando para as emoções.

Você é o Senhor ou o Escravo?
© 2007 Stan Mann
O que fazem todos os ultra-prósperos empresários e altos executivos para alcançarem as suas metas mais rápidamente do que os outros - com muito menos esforço e trabalho?
Desplugando um Sonho
© 2007 Bette Dowdell
Algumas pessoas rendem-se facilmente. Elas mantêm um olho fixo no céu e, se uma nuvem passa, eles trocam o foco de sua atenção. O sonho acaba. Vira fumaça. Evapora. Essas Pollyannas realmente não são sonhadoras.
Setembro
Crítica Construtiva Pode Ser Mais Valiosa Que Elogio
© 2007 Helen Wilkie
Gerentes experientes sabem isto e aproveitam toda oportunidade para recompensar o bom desempenho com uma palavra de elogio público.
O que muitos não percebem é que a crítica construtiva também é bem-vinda pelos empregados.
Comunique de Forma Clara para Conectar-se
© 2007 Sue Currie
Você gostaria de sempre saber "o que dizer" quando for convidado(a) para participar de um evento de relacionamento ou para encontrar-se com um cliente? Você acha que é mais fácil escrever um e-mail do que pegar o telefone e ter uma conversa ao vivo?
Projetando um Time de SuperStars
© 2007 Bea Fields e Corey Blake
Em sua vida profissional, você aprendeu depressa a atuar em grupos, apesar de seus melhores esforços solitários para mudar o mundo - ou pelo menos seu negócio. Realizar o melhor trabalho e construir um negócio próspero significa cercar-se de pessoas talentosas.
Inteligência Emocional e a Efetividade Profissional
© 2007 Maurine Patten
Todos nós temos ouvido falar de Q.I. (quociente de inteligência) o qual mede nossa habilidade intelectual e freqüentemente prediz o desempenho escolar. Porém, a idéia de Inteligência Emocional ou Quociente Emocional (EQ) ainda não é bem conhecida ou entendida, embora possa determinar até 80% do sucesso na vida de uma pessoa. O Q.I. determina apenas 20% aproximadamente.
Quando sentir medo atrapalha
© 2007 Erinaldo Almeida Peixoto
Quem nunca sentiu a espinha congelar diante de uma situação nova e que não está acostumado ?

Agosto
CIDADANIA E TALENTO
A Palavra é Empregabilidade
© 2007 Sônia Suisso Mansur
Alguns críticos do sistema das competências lembram que “competências” referem-se aos indivíduos e não as funções desempenhadas.
CIDADANIA E TALENTO
Atitudes em Sete Dimensões!
© 2007 Maria Bernadette Marques
No nosso Ambiente, seja profissional ou familiar, quantas vezes não deixamos de nos agarrar com firmeza a uma oportunidade, por medo ou insegurança.
CIDADANIA E TALENTO
Em Busca de Um Sonho
© 2007 Alessandra Celita Couto Fogaça
No programa “Jô Soares Onze e Meia”, exibido no dia 26 de julho, Jô entrevistou o ator Wal Schneider que sonhava com a profissão desde os 5 anos de idade.

CIDADANIA E TALENTO
Panfletar currículo é sinônimo de emprego?

© 2007 Maria Bernadete Pupo
... cansado de “panfletar currículo” e percebendo que sempre teria de enfrentar restrição e concorrência com pessoas mais jovens, decidiu mudar a estratégia na busca de uma colocação no mercado.

CIDADANIA E TALENTO
Marketing Pessoal – muito além da auto-ajuda
© 2007 André Dametto
A velocidade da sociedade contemporânea não oferece muito tempo para que reflitamos sobre qual conceito teremos sobre cada pessoa. Então é fato: as pessoas criarão uma percepção sobre você...
Perguntas - Esta é a Resposta
© 2007 Tessa Stowe
Fazer perguntas é a resposta para vender. Se você fizer as perguntas certas, seus clientes potenciais se venderão para os seus produtos ou serviços
Julho
CIDADANIA E TALENTO
Trabalho em Call Center e Telemarketing - Novas Regras
© 2007 Luciana Pignatari Nardy
O Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria de Inspeção do Trabalho, aprovou, por meio da Portaria nº 09, de 30 de março de 2007, publicada em 02 de abril de 2007 no Diário Oficial da União, o Anexo II da NR 17, que dispõe sobre o trabalho em teleatendimento e telemarketing, cujas regras passaremos a analisar.
CIDADANIA E TALENTO
5 Desafios Para Uma Carreira Profissional de Sucesso!
© 2007 Alessandra Celita Couto Fogaça
Num mundo cada vez mais competitivo, com pessoas cada vez mais bem preparadas, conseguir seu “lugar ao sol” é uma tarefa bastante árdua e que requer bastante empenho; dedicação e força para superar os desafios do mercado.
Como Lidar Com um Cliente Difícil
© 2006 Kevin Sinclair
Realizar um bom atendimento a um cliente ou prospect difícil pode ser tão delicado como a condução de uma crise diplomática. Mas se o diálogo for conduzido de um modo certo, você pode inverter a situação e tornar a pessoa um cliente leal.
Reduza as Chamadas em Espera,
Aumente as Vendas e a Satisfação dos Clientes

© 2007 George DaSilva
Quase todas as empresas recebem os candidatos a clientes colocando-os em filas de espera. De acordo com a revista Telemarketing Magazine, esta é a realidade de "mais de 70% das ligações destinadas às empresas"
Calculando o Custo do
Atendimento ao Cliente de Baixa Qualidade

© 2007 Carole DeJarnatt
Você já pensou a respeito de quanto dinheiro é perdido devido a um atendimento de baixa qualidade ao cliente? Isto está acontecendo dentro da organização em que você trabalha? Ou talvez você seja o dono e não esteja atento às práticas de seus empregados.
Junho
CIDADANIA E TALENTO
O Ouvido Afiado *
© 2007 Aparecida Xavier
Todo mundo já ouviu falar que “ouvindo” aprendemos mais do que falando...
CIDADANIA E TALENTO
Somos razão ou emoção?
© 2007 Sônia Suisso Mansur
Para responder a essa pergunta é necessário regressarmos aos primórdios da emoção e da razão.
CIDADANIA E TALENTO
"Dinâmicas de Grupo” – quem ganha com elas?
© 2007 Adriana Carla
- Qual o nível de stress, ansiedade, paciência, motivação, nervosismo e tranqüilidade encontrados nos avliados e avaliadores?
CIDADANIA E TALENTO
Aborto: Indiscutivelmente, Um Crime!
© 2007 Alessandra Celita Couto Fogaça
Com a vinda do papa Bento XVI ao Brasil no período de 9 a 13 de maio, não somente a religiosidade em si dos brasileiros ficou mais aflorada, mas também, trouxe à tona vários outros assuntos...
OUVIDO AFIADO *
Afiando Suas Habilidades de Escutar Como um Katana**

© 2006 Joseph Plazo
Um mandamento crítico do líder é aperfeiçoar suas habilidades de escutar.
FAZER O MELHOR Nos Momentos Verdade *
© 2006 Timothy Cavinder
Isto significa que pequenos detalhes contam, de fato eles contam muito.
OUVIDO AFIADO *
As Perguntas Além das Perguntas

© 2006 Robert Middleton
Uma das maiores confusões ao falar sobre e vender serviços profissionais é que nós tendemos a responder às perguntas sobre nossos serviços com base nos valores aparentes.
Maio
Clientes ou Consumidores? Você Decide
© 2007 Adele Sommers
No idioma inglês, existe uma distinção semântica interessante entre as palavras que traduzimos por "cliente": são elas "Client" e "Customer". Esta parece não estar presente em todos os idiomas; vários deles usam o mesmo termo para significar ambos.
Gerenciando o Tempo Com Cortesia
© 2007 Adolfo Breder
Tenho visto recomendações estressantes e buscas incessantes de rendimento.

Para que? Para quem?
CIDADANIA E TALENTO
Comunicação Interpessoal

© 2007 Hérina Brasil
O processo de comunicação pode ocorrer de formas diferentes, podendo ser verbal ou não-verbal (através de símbolos e/ou gestos). No entanto, para que essa comunicação seja completa é preciso que o receptor a interprete completamente sem que haja ruídos.
CIDADANIA E TALENTO
Competências Para o Call Center

© 2007 Sônia Suisso Mansur

Agora que nos familiarizamos com a expressão “competência”, podemos comentar as mais exigidas aos profissionais de um Call Center.
CIDADANIA E TALENTO
A "Melhor Idade" - Para Quem?

© 2007 Alessandra Celita Couto Fogaça

Antigamente, há uns 20/30 anos, dizíamos com toda a liberdade e naturalidade que uma pessoa que estava chegando aos seus 60 anos, estava ficando “velha”, mas o tom soava de forma pejorativa, pois trazia no seu bojo a mensagem de descarte e inutilidade.
CIDADANIA E TALENTO
O Dia 16 de Abril e Suas Conseqüências

© 2007 Aparecida Xavier
Falamos tanto dos profissionais da voz, mas nós fonoaudiólogos necessitamos urgentemente de nos envolver mais em campanhas que promovam a divulgação da profissão, seus campos de atuação e os avanços que temos conquistado em vários campos, principalmente no campo da voz.
CIDADANIA E TALENTO
Um Novo Agente? Não! Um Novo Ser Humano!

© 2007 Maria Bernadette Marques

A sensação de ver um sonho se concretizar é ímpar e fazer parte desta concretização, é uma sensação ainda mais indescritível.
Abril
CIDADANIA E TALENTO
A Voz da Fonoaudiologia no Desenvolvimento Social

© 2007 Maria Bernadette Marques
Estamos envolvidos em projetos sociais, dando suporte e grandes contribuições, com nossos conhecimentos nas áreas da comunicação oral e escrita, da voz e da audição.
CIDADANIA E TALENTO
Um “BECO” sem saída ou a saída do “BECO”?

© 2007 Alessandra Celita Couto Fogaça
A sociedade brasileira tem vivido nos últimos tempos uma situação muito parecida com a de outros países que estão em plena guerra e onde a população está extremamente vulnerável e fragilizada.
CIDADANIA E TALENTO
Competências Pra Que Te Quero?

© 2007 Sônia Suisso Mansur
...a Educação e a Formação Profissional podem fazer a grande diferença, atribuindo outras competências formais e políticas aos indivíduos para que possam compreender as mudanças técnicas e pessoais causadas pelos efeitos do desemprego estrutural .
Espelhar ou Não Espelhar... Eis a Questão
© 2007 Tessa Stowe
... técnicas de estabelecimento de rapport podem destruí-lo. Elas também podem destruir sua credibilidade e sua confiança.
E por que isso?
Ligue Pra Mim... Como Melhorar a Comunicação com os Clientes
© 2007 Chris Malta & Robin Cowie
Quanto mais fácil for o contato com sua empresa, mais contatos você terá.
Março

Atendimento a Clientes Sem Descanso
© 2007 Justin Tyme
Nos três anos mais ou menos em que eu tenho me hospedado lá, umas duas vezes por mês, as coisas mudaram. Os tapetes estão exibindo manchas, as toalhas parecem menos felpudas e a loção para as mãos já não é a mesma.

Pense nas Possibilidades e Sonhe as Impossibilidades
© 2007 Don Doman
Estamos tão desacostumados de sermos atendidos nas nossas solicitações, que, constantemente,
achamo-nos desprevenidos para reconhecer quando isso acontece .
Escute Atentamente e Escolha Suas Palavras Com Inteligência
© 2007 Michael Roby
Uma coisa que eu aprendi é que a ação mais importante em vendas é escutar.
Todas as outras coisas não nos diferenciam.
Fevereiro
Alinhando Todos os Meus Patinhos
© 2007Kurt Mortensen
O tempo está apertado, você não tem tempo para conferir os instrumentos do avião oupara ver se há combustível no tanque. Assim mesmo você se prepara para ir. As conseqüências podem ser devastadoras.
R.E.S.P.E.I.T.E. As Preferências de Comunicação do Seu Cliente
© 2007 Lydia Ramsey
Você passou horas trabalhando para preparar uma proposta que contemplasse o pedido do seu cliente e, finalmente, está pronto para clicar em ENVIAR. Você pensa no destinatário conferindo o sua caixa postal imediatamente...
A Hierarquia da Motivação de Maslow
© 2007 Kurt Mortensen
Maslow propôs uma “hierarquia de necessidades” que demonstra as necessidades humanas que nós somos mais motivados a satisfazer. A base da pirâmede motivational começa com os fundamentos da vida.
Por Que Você Deve Ter Uma Visão
© 2007 Kent Jacobson
Ter uma declaração de visão para sua empresa, grupo, time, família ou para você mesmo(a) é bom senso, porque mostra a direção para onde você quer que o grupo vá.
Aprenda Com o Seu Concorrente
© 2007 Dave Kahle
À nossa volta as coisas estão mudando a uma taxa crescente. Isso significa que é mais importante do que nunca você estar atento ao que eles estão fazendo.
Mantendo as Pessoas Motivadas
© 2007 Kent Jacobson
Creio que há três fatores chaves que você precisa reconhecer e preparar para adaptação e modificação de comportamentos...
Janeiro
A Zona de Conforto
© 2006 Paul Lemberg
Você é seduzido pelas circunstâncias. Você pensa que as coisas estão boas do jeito que estão. Mostram-se satisfatórias e você realmente não quer que nada mude.
Penetrando na Incerteza - Boas-vindas à Adversidade!
© 2004 Jim McCormick
Todos nós ocasionalmente questionamos nossas habilidades. A incerteza nos domina. É mais intensa quando a habilidade que estamos questionando relaciona-se a algo que nunca tentamos antes ou não tivemos sucesso no passado.
Exercitando o Potencial das Pessoas
© 2006 Shary Hauer
É fato: "Só 20% dos empregados que trabalham em grandes organizações sentem que seus potenciais estão em uso diariamente
Doe ou Doe Novamente
© 2006 Harry Hoover
Calcula-se que os americanos doaram recursos para instituições beneficentes de cerca de 260,28 bilhões de dólares em 2005, um crescimento de 6,1 % sobre o ano anterior.
Sobre a Comunicação e o Silêncio
© 2007 Barry Maher
Particularmente quando nós somos novatos em uma organização ou quando nós nos eentimos desconfortáveis numa tarefa ou numa situação, temos a tendência de querer falar, falar por falar, especialmente em reuniões.